Vídeo: Boneco gigante de Lula é arrastado nos arredores da Marquês de Sapucaí

Desfile da Acadêmicos de Niterói gerou críticas de lideranças da oposição
Lula-5-300x167-1

Um carro alegórico da Acadêmicos de Niterói que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi filmado desmontado nos arredores da Marquês de Sapucaí, depois do desfile realizado no último domingo. As imagens mostram o boneco gigante que representava o petista caído, sem a cabeça e com uma das mãos solta, enquanto a estrutura era deslocada na área de dispersão.

O vídeo circulou nas redes sociais nesta terça-feira, por meio de publicações do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro. “No final, o bem vencerá o mal”, escreveu o ex-parlamentar. Outros registros divulgados na internet mostram a cabeça da alegoria separada do restante do corpo, posicionada no meio da via depois do desfile.

A desmontagem de carros alegóricos é procedimento comum na dispersão. Por causa do tamanho e do peso das estruturas, partes podem se soltar durante o deslocamento depois da apresentação. A homenagem carnavalesca a Lula gerou críticas de lideranças da oposição, que alegam possível abuso de poder político e econômico.

O Partido Novo anunciou que pretende ingressar com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) no Tribunal Superior Eleitoral, depois de eventual registro formal de candidatura de Lula nas eleições deste ano. O Partido Liberal também informou que adotará medidas judiciais. A Acadêmicos de Niterói recebeu R$ 1 milhão da Embratur, assim como as demais agremiações do Grupo Especial.