O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), afirmou que o PSD pode lançar uma candidatura à Presidência em 2026 com uma chapa composta apenas por integrantes do partido. Ele destacou que está em diálogo com líderes nacionais e estaduais para explorar essa hipótese nos próximos meses, antes do prazo de desincompatibilização em abril.
Durante a entrevista, Leite mencionou conversas com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, além dos governadores Ronaldo Caiado (Goiás) e Ratinho Júnior (Paraná). As discussões, segundo ele, devem focar na situação do partido e em estratégias para as eleições seguintes.
Ao comentar sobre a polarização entre lulismo e bolsonarismo, Leite disse que muitos eleitores não se sentem satisfeitos com o atual cenário de destruição mútua entre os campos políticos. Para esses votantes, uma chapa unida do PSD poderia ser uma opção de mudança, ressaltou.
Ele afirmou ainda que essa composição não representaria um empecilho e que o objetivo seria apresentar ao país um caminho alternativo ao conflito político predominante.