Após o desfile das escolas de samba do Grupo Especial no Sambódromo do Anhembi, a apuração do Carnaval de São Paulo começará em breve. A ordem de leitura das notas e a ata de punições foram definidas pela Liga das Escolas de Samba de São Paulo. A apuração terá início às 16h desta terça-feira, com as 14 escolas que participaram dos três dias de desfile do Grupo Especial.
As duas piores classificadas no Carnaval de 2026 serão rebaixadas para o Grupo de Acesso no próximo ano. Neste ano, as escolas do Grupo Especial serão avaliadas em nove categorias, cada uma com um time de quatro jurados e um suplente, atribuindo notas de 8 a 10. Os critérios de avaliação incluem harmonia, evolução, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, alegoria, enredo e fantasia.
Após a avaliação, a menor nota será descartada na soma final, mas será considerada em caso de empate na decisão da campeã. Além de definir a escola campeã, a fase de apuração também determinará as participantes do Sábado das Campeãs, que ocorrerá no dia 21 de fevereiro, com as cinco melhores colocadas do Grupo Especial e as campeãs e vice das divisões de acesso.