O Senado do Paraguai começa nesta semana a análise do acordo de livre comércio assinado entre o Mercosul e a União Europeia. Para que o documento entre em vigor integralmente, é necessário o aval dos parlamentos dos quatro membros originais do bloco sul-americano.
A proposta deve ser discutida na Comissão Permanente, órgão responsável pela tramitação inicial, a partir desta terça-feira (17). O presidente do Senado, Basilio 'Bachi' Núñez, afirmou que autoridades governamentais, incluindo o ministro das Relações Exteriores, apresentarão detalhes durante a reunião.
Núñez também incentivou o envolvimento dos senadores, destacando que a Argentina já avançou mais no processo. O presidente do Senado disse que a análise poderá ocorrer inclusive durante o recesso, atendendo ao pedido de grêmios de produtores locais.
O acordo foi assinado em 17 de janeiro, em Assunção, e seu texto também poderia ter sido fechado no final de 2025, em Foz do Iguaçu. A data foi adiada devido a divergências no bloco europeu.