O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, terá acomodações suficientes para todos os participantes. O evento, que acontecerá no próximo mês, tem gerado discussões sobre a capacidade da cidade em receber um grande número de pessoas.
Em um gesto simbólico, Lula afirmou que dispensará luxos e pretende se hospedar em um barco durante a COP30. “Eu vou querer dormir no barco, ainda não tem o barco, mas eu vou encontrar um barco, que eu vou dormir no barco. Porque eu não quero luxo”, declarou o presidente, enfatizando seu desejo de participar de uma COP focada em ações concretas.
A declaração de Lula surge em meio a preocupações com a alta nos preços de hospedagem em Belém, o que tem levado autoridades e delegações a temerem uma possível redução na participação, especialmente de representantes da sociedade civil e de países mais pobres. Para mitigar esse problema, a ONU aumentou o valor da ajuda para hospedagem e organizações brasileiras disponibilizaram quartos com valores subsidiados.
Para acomodar os cerca de 45 mil participantes esperados, Belém está ampliando sua capacidade hoteleira. Além dos 18 mil leitos já disponíveis, dois navios de cruzeiro serão utilizados como hotéis temporários, oferecendo aproximadamente 3,9 mil cabines. A cidade também receberá três novos hotéis de alto padrão e firmou parcerias com plataformas de aluguel para aumentar a oferta de quartos.
A iniciativa de Lula de se hospedar em um barco busca ressaltar a importância da COP30 como um espaço de diálogo e ação efetiva para o enfrentamento das mudanças climáticas. O presidente busca inspirar outras delegações a priorizarem o debate e as soluções em vez de luxos e extravagâncias.
Fonte: http://jovempan.com.br
