A semana no Paraná começa com a passagem de uma frente fria, trazendo chuvas entre segunda (16) e terça-feira (17). Os dias seguintes devem apresentar características típicas de verão, com temperaturas altas e chuvas localizadas à tarde e à noite. A única pausa nas chuvas está prevista para quinta-feira (19).
A frente fria se desloca pelo Sul do Brasil, tornando o tempo instável, especialmente na área litorânea. Um fluxo de ar quente e úmido se mantém constante, originando da região do Paraguai e do Centro-Oeste, impactando os três estados. Na segunda-feira (16), a temperatura se eleva rapidamente, com chuvas isoladas previstas para a tarde e a noite em diversas regiões, especialmente no Norte.
Na terça-feira (17), a instabilidade aumenta e há chance de temporais com a aproximação da frente fria. Um ciclone extratropical distante não deve causar muitos impactos no Paraná, onde a principal influência será do sistema frontal e do ar quente e úmido. A quarta-feira (18) terá chuvas concentradas no Sul e Leste do estado, enquanto a quinta-feira (19) será marcada por sol e calor, sem chuvas em praticamente todas as regiões.
As chuvas retornam na sexta-feira (20), com características típicas do verão, como pequenos núcleos de chuva e trovoadas, especialmente à tarde e à noite. No último fim de semana, algumas estações meteorológicas já registraram volumes de chuva que superaram o esperado para o mês, enquanto outras não chegaram a 25 mm, evidenciando a natureza localizada das chuvas. Em Curitiba, a estação do Jardim das Américas registrou 10,4 mm de chuva em uma hora no domingo (15).