Lula cumpre agenda e é homenageado por escola de samba no Rio neste domingo

O presidente Lula participa de eventos no Rio de Janeiro, incluindo a inauguração de uma nova emergência hospitalar e o acompanhamento do desfile da Acadêmicos de Niterói, que traz enredo com sua referência direta. Debates sobre uso de recursos públicos em homenagens a autoridades também ganham destaque.
Brasília (DF), 11/02/2026 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de cerimônia para anúncio de investimentos para ampliação e modernização de 11 aeroportos do país. Serão beneficiados os aeroportos de Congonhas (São Paulo), Campo Gra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda no Rio de Janeiro neste domingo (15), com visitas ao Hospital Federal Cardoso Fontes em Jacarepaguá e aos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. Ele será homenageado pela Acadêmicos de Niterói e deve assistir à apresentação no camarote do prefeito Eduardo Paes.

Antes do evento na Sapucaí, é prevista a entrega da reestruturação da emergência do Hospital Federal Cardoso Fontes, obra de R$ 114,4 milhões realizada em parceria entre as secretarias de Saúde municipais e federal. O governo federal tem intensificado ações em saúde e infraestrutura hospitalar durante o período de festividades.

A homenagem gera debates, com o partido Novo e o deputado Kim Kataguiri questionando judicialmente o repasse de recursos e o enredo da Acadêmicos, que homenageia Lula com títulos como 'operário do Brasil'. Liminações pedidas para suspender o desfile foram negadas pela Justiça Federal e pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O Palácio do Planalto orientou ministros a não participar do desfile como integrante da escola, mas confirmou a expectativa de que a primeira-dama, Janja da Silva, faça parte do último carro alegórico da agremiação. Decisões sobre o caso envolvem discussões recorrentes em cortes sobre o uso de verbas públicas em eventos culturais com referência direta a autoridades.