Paraguai implementa ajustes na fiscalização da Ponte da Integração

A Direção Nacional de Ingressos Tributários do Paraguai realizou ajustes nos controles na cabeceira da Ponte da Integração.
Ponte da Integração — Foto: H2FOZ
Ponte da Integração — Foto: H2FOZ

A Direção Nacional de Ingressos Tributários (DNIT) do Paraguai promoveu ajustes nos controles de fiscalização na cabeceira paraguaia da Ponte da Integração. A via, que conecta Foz do Iguaçu a Presidente Franco, está liberada para passagem apenas no período noturno, permitindo a circulação de caminhões vazios e ônibus de turismo.

Durante a revisão recente, a DNIT implementou melhorias, como o uso de escâneres para fiscalizar caminhões. Em uma das situações, o equipamento detectou uma criança escondida na cabine de um caminhão, que não havia passado pelos procedimentos migratórios. Em outro caso, foi identificada uma substância não reconhecida nos pneus de um caminhão, que se revelou ser apenas areia.

Esses episódios demonstram a eficácia dos sistemas de fiscalização em detectar irregularidades e ativar os procedimentos necessários. A circulação na Ponte da Integração teve início em 20 de dezembro de 2025, com caminhões vazios transitando das 22h às 5h, e, desde 19 de janeiro de 2026, ônibus de turismo também estão autorizados a trafegar diariamente entre 19h e 7h.