O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) emitiu um alerta sobre golpes que utilizam o programa CNH Social para atrair vítimas. Os golpistas criaram sites que imitam páginas oficiais do governo, além de usarem e-mails e mensagens para obter dados pessoais e solicitar depósitos financeiros.
Para prevenir prejuízos, o Detran-PR esclarece que não realiza contato direto com a população para buscar candidatos ao programa CNH Social e que não cobra taxas, pois a gratuidade é garantida em todas as etapas do processo de habilitação. O diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda, recomenda que as pessoas não cliquem em links suspeitos e verifiquem sempre as páginas oficiais do governo.
O programa foi estabelecido por lei sancionada em novembro e teve seu primeiro edital lançado na modalidade Habilita, voltada à primeira habilitação nas categorias A e B. O público-alvo são paranaenses com renda familiar mensal de até três salários mínimos, e as inscrições devem ser feitas apenas pelo portal específico, sem intermediários.
Para se inscrever, é necessário comprovar a renda familiar e residir no Paraná há pelo menos 12 meses, entre outros requisitos. A lista final dos aprovados será publicada em 31 de março no site do programa.