O Governo do Paraná, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), lançou novos cultivares de mandioca e milho durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel. As novas variedades foram desenvolvidas para enfrentar desafios sanitários no campo, elevar a produtividade e ampliar a rentabilidade do produtor, com foco na industrialização e no fortalecimento das cadeias agroindustriais do Estado.
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, ressaltou a tradição do Estado em apresentar inovações no evento. “Dificilmente tem um Show Rural que não tenha o lançamento de uma variedade de mandioca, um cultivar de milho. O Paraná, por meio do nosso IDR, faz um trabalho muito forte com pesquisa. Mais uma vez estamos lançando produtos interessantes nessa feira, que é uma grande vitrine de oportunidades e tendências do Paraná para todo o Brasil”, ressaltou.
O diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, destacou que os lançamentos reforçam o papel estratégico da pesquisa pública para manter a competitividade da agricultura paranaense. “O nosso compromisso é entregar ao produtor soluções concretas, que aumentem a produtividade e tragam mais segurança diante dos desafios do campo. Esses materiais são resultado de pesquisa aplicada e chegam para fortalecer a renda e a agroindústria do Paraná”, afirmou.
Com os novos cultivares, os produtores podem esperar um aumento médio de 30% na produtividade, o que pode representar até 30 toneladas a mais por hectare. Além disso, as variedades apresentam diferentes níveis de tolerância a pragas e doenças, o que ajuda o produtor a diversificar a lavoura e reduzir riscos.