A Polícia Federal (PF) impediu o contrabando de um remédio utilizado para emagrecer, que foi trazido ilegalmente do Paraguai, no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. A operação foi realizada na quarta-feira, 11, durante uma abordagem de rotina.
Foram apreendidas ampolas de medicamentos que não possuíam a documentação necessária para importação. As substâncias estavam em bagagens que foram vistoriadas na área de embarque e, além das ampolas, também foram encontradas mercadorias em situação de descaminho.
Os medicamentos contrabandeados e as mercadorias descaminhadas foram encaminhados à Receita Federal para os procedimentos administrativos pertinentes. A PF enfatizou a importância do controle sobre a importação desses produtos, que representam riscos à saúde da população.
As autoridades de saúde do Brasil fazem alertas sobre os perigos do uso inadequado de remédios para emagrecimento, que não são acompanhados por profissionais médicos. A falta de comprovação da procedência dos produtos e o transporte inadequado aumentam os riscos associados ao seu uso.