Os vereadores de Curitiba decidiram por 29 a seis (bancada da esquerda e independentes) instaurar uma Comissão Processante para avaliar a cassação da primeira vereadora do Psol no legislativo por apologia às drogas ao distribuir material impresso durante uma audiência pública, realizada no início de agosto, no auditório da Câmara.
Com a decisão, três parlamentares foram sorteados para participarem da Comissão Processante: Renan Ceschin, do Podemos, será o presidente; Olímpio Araujo Lima, o Olímpio Mundo Polarizado, do Partido Liberal, do ex-presidente Jair Bolsonaro, ficará com a relatoria, e Zezinho do Sabará, do PSD do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
A denúncia foi apresentada pelos vereadores de direita Da Costa (UB) e Bruno Secco (PMB) e antes de chegar a plenário passou pelo corregedor Sidnei Toaldo (PRD), que viu indícios de infração ético disciplinar punível com suspensão ou cassação de mandato, tomando como base o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Curitiba.
Para ter 38 vereadores com condições de voto, o presidente Tico Kuzma (PSD) convocou os suplentes Mestre Pop (UB), Doutor Taffarel (PMB) e Jaime Fortunato (PRD) para participarem da sessão dos vereadores no lugar do corregedor Sidnei Toaldo e dos denunciantes Bruno Secco e Da Costa.
Professora Angela tenta escapar da denúncia afirmando que a cartilha “divulga e introduz brevemente a estratégia do uso de redução de danos com foco em quem já faz o uso das substâncias”.
O Blog do Tupan consultou informalmente um especialista da área, ele disse que a tese da vereadora do Psol caiu em desuso há mais de 15 anos por não apresentar bons resultados.
A Comissão Processante deverá notificar Professora Angela nos próximos cinco dias e o processo deve terminar em até 90 dias.
A acusada disse a imprensa que o julgamento dela será político e segue um padrão da extrema direita que busca “criminalizar mandatos combativos no Brasil inteiro” e corre atrás de “likes para as redes sociais, gerando pânico moral”.
O advogado Juliano Pietzack disse que a defesa avalia recorrer ao Judiciário, reclamando da celeridade para decidir pela Comissão Processante.
Professora Angela errou ao usar o espaço público para pedir a legalização da maconha e entregar uma cartilha para ensinar o consumo de drogas, neste clima polarizado de guerra de radicais, entre a extrema direita e a extrema esquerda, é bem possível que o julgamento dela acabe se transformando em algo político, assim como vem acontecendo a nível federal.
Mas a direita não vai admitir isso a nível municipal.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:
Casos de Covid voltam a subir no Brasil
União e Cambé largam na frente na Terceirona do Paranaense
Cianorte e Barra ficam no empate e decisão será em Itajaí
Nova teoria subverte casualmente o espaço e o tempo
Óbitos de Curitiba em 31 de agosto de 2025
Horóscopo de primeiro de setembro de 2025
Treta entre inimigos termina na bala
Casos de Covid voltam a subir no Brasil
Iago Teles erra pênalti e Londrina perde novamente
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan:
Ratinho e Alexandre Curi tricotam para 2026
União Progressista vai emagrecer em março
Futuro do Brasil não passa por Lula
Alep terá semana de projetos polêmicos
PDT do Paraná cai no colo de Requião Filho
Articulações para reitor da UEL já estão rolando
Paulo Martins vem com novo visual para 2026
Ratinho Junior tem aprovação recorde
Fonte:Blog do Tupan