DER/PR homologa licitação para estudos e projeto da Estrada de Guaraqueçaba

O DER/PR publicou a homologação da licitação para o EIA/RIMA e o projeto da PR-405.
DER/PR homologa licitação dos estudos ambientais. — Foto: Governo do Paraná
DER/PR homologa licitação dos estudos ambientais. — Foto: Governo do Paraná

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) homologou o resultado da licitação para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da PR-405, que liga Guaraqueçaba a Antonina. O consórcio vencedor, formado pelas empresas STE – Serviços Técnicos de Engenharia S.A. e Engemin – Engenharia e Geologia Ltda, apresentou uma proposta de R$ 6.952.631,57, e os trabalhos têm prazo de 24 meses para serem concluídos.

A extensão contemplada pelo edital é de 76,61 quilômetros, começando em Guaraqueçaba e seguindo até o entroncamento com a PR-340, em Antonina. O EIA/RIMA incluirá estudos sobre os impactos ambientais da obra, abrangendo aspectos como fauna, flora, patrimônio cultural e qualidade do ar, com o objetivo de garantir uma pavimentação sustentável.

A elaboração do anteprojeto de engenharia juntamente com o EIA/RIMA assegurará que as soluções estejam em conformidade com as exigências ambientais e as necessidades das comunidades locais. As melhorias propostas incluirão acessos para terras indígenas e pontos turísticos, além de reformas nas 13 pontes existentes e a criação de acostamentos ou áreas de estacionamento.

Além disso, o edital prevê a realização de estudos para atender as exigências de licenciamento ambiental do Instituto Água e Terra (IAT) e de outros órgãos, como Iphan e Funai. Após a conclusão dessas etapas, o DER/PR dará início ao processo de licitação para a obra de pavimentação da rodovia.