Após um período de ajustes estruturais, a exposição 'Desse Lado do Muro' reabre para o público no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR). A temporada foi prorrogada por tempo indeterminado. A partir desta terça-feira (10), o público será recebido de terça a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h, com entrada gratuita.
A exposição apresenta uma seleção de imagens feitas em 18 presídios de sete países da América Latina, registradas pelos fotógrafos Erick Dau, Francisco Proner e Thiago Dezan. A mostra visa proporcionar reflexões sobre o sistema carcerário por meio de rodas de conversa, peças, filmes e palestras. Ambientada entre celas e grades originais, apresenta fotografias em grande escala, vídeos e sons captados nos presídios visitados.
Viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o projeto conta com o patrocínio do Instituto Humanitas 360 desde 2025 e, a partir de 2026, passa a ter também o patrocínio da Copel. A exposição foi executada pela Associação de Amigos do MIS-PR, que entende a importância de ressignificar-se um espaço tão opressivo.
O investimento da Copel permite que o projeto continue aberto à visitação, ampliando o alcance da obra após um ano de casa cheia. A mostra marca o início da readequação do antigo Centro de Triagem, que por anos funcionou como local de custódia temporária sob responsabilidade da Polícia Civil do Paraná. O prédio, anexo ao Palácio da Liberdade, foi desativado em 2023 após um acordo entre as secretarias estaduais da Segurança Pública e da Cultura.