O Governo do Paraná passa a ofertar, a partir do ano letivo de 2026, o Curso Técnico em Inteligência Artificial e Dados para estudantes do Ensino Médio da rede estadual. Inicialmente, a formação estará disponível em 32 colégios estaduais, atendendo cerca de 2 mil alunos. Com a iniciativa, o Paraná se torna o primeiro estado do Brasil a disponibilizar um curso técnico em Inteligência Artificial para estudantes da rede pública.
Das vagas ofertadas, 900 são por meio de parceria com o Sistema S, sendo 22 turmas pelo Senac e outras três turmas pelo Senai. O curso será realizado de forma 100% presencial, com aulas práticas desenvolvidas em laboratórios de informática ou com o uso de dispositivos tecnológicos em sala de aula.
A formação será integrada ao Ensino Médio, permitindo que o estudante curse simultaneamente a etapa regular e o curso técnico ao longo dos três anos, sem prejuízo ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao final da conclusão das três séries, o aluno recebe a certificação do Ensino Médio e o diploma de Técnico em Inteligência Artificial e Dados.
Os pais e responsáveis interessados em matricular os estudantes no curso têm até o fim do mês de janeiro para realizar a inscrição. Os colégios da rede pública estadual contemplados com a oferta estão localizados nos municípios de várias cidades do Paraná.