Decreto amplia área do Parque Estadual Roberto Ribas Lange

O Governo do Estado autorizou a ampliação do Parque Estadual Roberto Ribas Lange, localizado nos municípios de Antonina e Morretes
Parque Estadual Roberto Ribas Lange — Foto: Governo do Paraná
Parque Estadual Roberto Ribas Lange — Foto: Governo do Paraná

O Governo do Estado autorizou por decreto a ampliação do Parque Estadual Roberto Ribas Lange, localizado nos municípios de Antonina e Morretes, no litoral paranaense. O Decreto Estadual nº 12.402/2026 estabelece que um terreno conservado de 708,4 hectares pertencente ao Estado e vizinho à Unidade de Conservação (UC) será incorporado ao local para aprimorar a preservação ambiental na região.

Agora, o espaço, que já possuía 2.698,68 hectares de território, passa a ter uma nova área de 3.407,09 hectares, o que corresponde a mais de 4.700 campos de futebol de áreas verdes. A gestão do espaço é feita pelo Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

O Parque Estadual Roberto Ribas Lange proporciona uma série de benefícios para a região litorânea, incluindo a conservação da área, que contribui para a preservação dos solos, suscetíveis à erosão devido à declividade da Serra do Mar e aos altos volumes de chuva.

A conservação florestal e dos recursos hídricos garantida pela Unidade beneficia principalmente a comunidade do Rio do Nunes, em Antonina, permitindo que turistas se banhem no rio e participem de atividades de ecoturismo, como canoagem na região do Vale do Gigante.