Jogos que moldaram nova geração de técnicos de futebol

Simuladores virtuais de futebol se tornaram ferramentas no dia a dia da nova linhagem de técnicos
Foto: Divulgação/Sports Interactive
Foto: Divulgação/Sports Interactive

Qual formação deve ter um técnico de futebol? A pergunta, por décadas, foi respondida majoritariamente de duas formas: ou o treinador era um profissional de educação física, ou era um ex-jogador. Contudo, hoje em dia, a função não se resume apenas à formação acadêmica ou à sabedoria adquirida nos gramados.

Nascidos nas décadas de 80 e 90, muitos deles adquiriram conhecimento de gestão esportiva através de jogos on line. Simuladores virtuais de futebol se tornaram, inclusive, ferramentas no dia a dia da nova linhagem de técnicos.

Um exemplo mais recente é do treinador sensação do último Campeonato Brasileiro, pelo Mirassol. Rafael Guanaes, de 44 anos, revelou em entrevistas que se inspirou nos games para ser técnico de futebol. Fã de FootBall Manager, um dos jogos de mais sucesso entre o público, ele comandou a equipe do interior paulista em uma campanha histórica, que levou o time a Copa Libertadores.

Além deles, o caso mais emblemático é o do treinador belga Will Still, de apenas 33 anos. Ele ficou famoso por deixar o meio virtual para ser técnico na primeira divisão francesa. Em 2023, pelo Stade de Reims, o jovem comandou a equipe contra o estrelado PSG de Messi, Neymar e Mbappé.