[
A construção da Ponte de Guaratuba alcançou 85% de execução em novembro e mantém ritmo elevado nas diversas etapas previstas, com entrega programada para abril do próximo ano. O empreendimento, que terá 1.240 metros sobre a baía, ultrapassa R$ 400 milhões em investimentos e substituirá definitivamente a travessia por ferry-boat, ampliando a fluidez de deslocamentos e reforçando a ligação entre os municípios do litoral paranaense. O projeto inclui quatro faixas de circulação, ciclovia, áreas destinadas a pedestres e sistema de iluminação, compondo um dos maiores aportes recentes na área de mobilidade do Estado.
Na parte estrutural, as fundações estão praticamente concluídas: até o encerramento de novembro, 63 das 64 estacas previstas já haviam sido concretadas. A mesoestrutura também avançou com a finalização de 19 travessas, que servirão de apoio às vigas longarinas. Técnicos envolvidos na obra afirmam que o próximo ciclo de atividades deve intensificar o lançamento dessas vigas e a preparação do tabuleiro, etapa que permitirá o início dos acabamentos e da instalação dos sistemas de drenagem e sinalização.
Na superestrutura, a produção e o lançamento das vigas seguem em ritmo acelerado. Já foram fabricadas 153 vigas longarinas, das quais 128 foram lançadas sobre as travessas. As equipes também finalizaram 16 vão do tabuleiro no trecho pré-moldado, que possui um total de 20 vãos. A extensão finalizada nesse trecho já soma 680,6 metros. Quando concluída, a ponte terá 23 vãos ao todo, incluindo os três do trecho estaiado.
O trecho estaiado, considerado um dos marcos visuais da obra, também teve progressos expressivos. Com as estacas e os pilares das torres principais já finalizados, as equipes se dedicaram à execução das aduelas, segmentos de concreto moldados in loco pelo método dos balanços sucessivos. Foram concluídos nove pares de aduelas no apoio 04, totalizando 114 metros, e nove pares no apoio 05, com mais 114 metros. No total, o trecho estaiado já conta com 228 metros executados dos 320 previstos. Também foram instalados sete pares de estais em cada uma das torres.
Diversos serviços complementares também seguem em execução. Estão sendo implantados passeios, ciclovias, barreiras rígidas laterais e centrais e guarda-corpos.
Nos acessos à ponte, tanto no lado de Guaratuba quanto no de Matinhos, as obras de drenagem, terraplenagem e pavimentação seguem com força total. No lado de Guaratuba, o trecho viário tem cerca de 940 metros de extensão e inclui a complexa obra de rebaixamento do morro. Para garantir a estabilidade do terreno, estão sendo executadas contenções com solo grampeado e cortina atirantada estaqueada, cobrindo uma área de 10 mil metros quadrados. As etapas de solo grampeado e estacas raiz já foram concluídas. Em novembro, avançaram os serviços de escavação, instalação de tirantes e execução das vigas de travamento.
Já no lado de Matinhos, as equipes trabalham na implantação do muro de solo reforçado, que se estenderá até o encontro com a ponte.
Nos dois lados da obra, as equipes estão mobilizadas para cumprir a previsão de movimentar 200 mil metros cúbicos de solo e aplicar 50 mil metros quadrados de pavimentação, incluindo as camadas de subleito, sub-base, base e revestimento asfáltico. Nos últimos dois meses, esses serviços registraram um avanço expressivo, e a meta é intensificar os trabalhos no início de 2026.
Leia outras matérias do Blog do Tupan e do parceiro Jornal Paraná
“Rato” morre trocando tiros com a polícia
Embriagado atropela criança que passeava de bicicleta
Renato Freitas pode mudar de casa partidária
Acidentes do final de semana resultam em cinco mortes
Regeane Guzzoni se filia ao União Brasil
Horóscopo de nove de dezembro de 2025
Horóscopo Chinês de nove de dezembro de 2025
Decepção com os senadores paranaenses
Gleisi Hoffmann sacramenta aliança com o PDT
Fonte:Blog do Tupan
