A deputada estadual Secretária Márcia Huçulak (PSD) defendeu, em audiência pública na Câmara Municipal de Curitiba, a urgência da implementação do conceito de Saúde Única, que integra saúde humana, animal e ambiental. A discussão ganha relevância em um cenário de eventos climáticos extremos e às vésperas da COP-30, que ocorrerá em Belém (PA). “É um tema mais do que urgente”, enfatizou a deputada.
Os recentes eventos climáticos no Paraná, com chuvas torrenciais e seus impactos devastadores, evidenciam a ligação direta entre as mudanças no clima e a saúde da população, conforme destacou Márcia Huçulak. A parlamentar participou do encontro promovido pelo vereador Nori Seto, em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP) e o Fórum dos Conselhos Regionais da Área da Saúde do Paraná (FCRAS-PR).
Márcia Huçulak ressaltou a necessidade de políticas públicas integradas para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas. Ela lembrou que o setor de saúde congrega 14 profissões regulamentadas, mas que historicamente atuam de forma isolada. “As mudanças climáticas e a própria pandemia de Covid-19 mostram a importância de o trabalho ser mais integrado”, alertou a deputada.
A deputada exemplificou como enchentes podem levar ao aumento de casos de zoonoses, como a leptospirose. Além disso, recordou que a pandemia de Covid-19 demonstrou a vulnerabilidade global frente a eventos extremos, com a provável origem da crise sanitária sendo o contato humano com um animal infectado.
Por fim, a deputada enfatizou a importância de se debater o tema, especialmente no Dia Nacional da Saúde Única (3 de novembro). A conscientização e a ação integrada se mostram cruciais para proteger a saúde da população em um mundo cada vez mais impactado pelas mudanças climáticas.
