Um projeto de lei, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (SD), busca instituir a Caminhada Outubro Rosa no Paraná. A proposta, identificada como PL 869/2025, prevê a realização anual do evento no último sábado de outubro, em todo o estado, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama e outras doenças femininas.
A iniciativa visa incentivar a população, especialmente as mulheres, a adotar hábitos saudáveis e realizar exames preventivos. A deputada Marli Paulino, defensora da causa e atleta, enfatiza a importância da detecção precoce: “Precisamos sempre chamar a atenção para esse tema e atuar na defesa da saúde da mulher”.
O projeto também almeja a participação ativa da sociedade civil, órgãos públicos e instituições privadas na mobilização social em torno da causa. A proposta legislativa visa ainda reforçar a importância de exames anuais, principalmente para mulheres entre 40 e 74 anos, conforme destacou a deputada.
Paulino esteve presente na Caminhada Toque Pela Vida, realizada em Pinhais, reforçando seu compromisso com a causa. “Apoiar essa caminhada, que chama a atenção para os cuidados e o diagnóstico precoce do câncer de mama, é mais um passo importante para a prevenção e para salvar vidas”, afirmou, ressaltando seu trabalho de duas décadas em prol da saúde feminina.
Com histórico na defesa da saúde da mulher, Marli Paulino já havia implementado a Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer de Mama em Pinhais, quando vereadora. A expectativa é que a nova proposta fortaleça ainda mais as ações de conscientização e prevenção no estado.
