O deputado estadual Goura (PDT) intensificou, em Brasília, a defesa por investimentos em mobilidade ativa e sustentável. Em reunião com representantes do Governo Federal, o parlamentar propôs a inclusão de projetos voltados a ciclistas, pedestres e pessoas com deficiência nos eixos de atuação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O objetivo, segundo Goura, é garantir que o PAC impulsione a criação de infraestrutura para mobilidade a pé, de bicicleta e para PCDs, tanto em áreas urbanas quanto em destinos turísticos. A iniciativa visa alinhar o programa com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que já prevê essa integração.
“Contemplar a mobilidade ativa e sustentável nos eixos estruturantes e de políticas públicas que o PAC traz para o povo brasileiro é muito importante”, explicou Goura. “Para aumentar o uso da bicicleta, a caminhabilidade, a acessibilidade nas nossas cidades, vinculando ações estruturantes junto à necessidade de tornar as cidades, de fato, mais acessíveis e mais amigas da bicicleta”.
A proposta visa ainda a criação de um plano nacional de investimentos contínuos, com critérios técnicos e monitoramento, buscando reduzir conflitos entre modais de transporte e aumentar a segurança viária. O deputado enfatizou o potencial da bicicleta como meio de transporte, mencionando dados do IBGE que indicam que 6,2% das viagens no Brasil são feitas de bicicleta.
Além da pauta de mobilidade, Goura aproveitou a viagem para tratar da criação do Parque Nacional das Serras do Araçatuba e Quiriri com o ICMBio, em parceria com o deputado estadual Marquito (PSol-SC). O deputado ainda se encontrou com Eduardo Suplicy (PT) para discutir a regulamentação da cannabis medicinal.
