[
A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) terá uma semana com ampla programação e a esquerda deve se mobilizar para agitar a sessão que irá votar a ampliação dos colégios cívivo-militares, uma reivindicação constante nas agendas dos políticos paranaenses.
A agenda também terá prestação de contas do segundo quadrimestre de 2025 da Saúde, homenagens a categorias como bombeiros, dentistas e controladores de voo, além de mais uma edição do programa Assembleia nos Bairros, que chega à Regional do Bairro Novo, em Curitiba.
A iniciativa, que já passou pelas regionais do Boqueirão, Fazendinha/Portão, Santa Felicidade e Pinheirinho, será realizada na quarta-feira (29), com o objetivo de aproximar o Poder Legislativo da população, ouvir as demandas das comunidades e facilitar o acesso a serviços públicos em um único local. A ação é organizada pela Assembleia, com apoio da Prefeitura de Curitiba.
A Comissão de Cultura, presidida pelo deputado Nelson Justus (União), promove uma exposição com o tema Olhares Que Adotam. A abertura será na segunda-feira, no Espaço Cultural. Uma roda de conversa sobre o mesmo tema será realizada na quarta-feira (29), às 9 horas, no Auditório Legislativo.
Também na segunda-feira, às 18 horas, o Plenário recebe sessão solene em comemoração aos 113 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, por iniciativa do deputado Hussein Bakri (PSD). Fundado em 8 de outubro de 1912, o Corpo de Bombeiros conta atualmente com 19 batalhões e duas unidades especializadas, atendendo diretamente 68 municípios. O programa Brigada Comunitária, presente em 39 cidades, também será lembrado durante a cerimônia como exemplo de parceria entre a corporação e as administrações municipais.
Na terça-feira (28), às 9 horas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresenta o relatório detalhado das ações do segundo quadrimestre de 2025, em audiência pública promovida pela Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Tercilio Turini (MDB). O encontro, no Auditório Legislativo, cumpre exigência da Resolução nº 459/2012 do Conselho Nacional de Saúde e da Lei Complementar Federal nº 141/2012, que determinam a prestação periódica de contas sobre os recursos aplicados na área da saúde.
Ainda na terça, às 19 horas, o Plenário recebe sessão solene em homenagem ao Dia do Cirurgião-Dentista, comemorado em 25 de outubro. A iniciativa é do deputado Ney Leprevost (UB), em reconhecimento à contribuição desses profissionais para a saúde e o bem-estar da população.
Na quinta-feira (30), o Plenarinho será palco de outra solenidade, proposta pela deputada Flávia Francischini (UB), em homenagem à Aviação Brasileira e à Força Aérea Brasileira, celebrando também o Dia do Aviador (23/10), o Dia do Controlador de Tráfego Aéreo (20/10) e o 38º aniversário do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II).
No mesmo dia, às 9 horas, a Escola do Legislativo promove um treinamento sobre a reforma tributária voltada aos municípios, ministrado pelo auditor fiscal da Receita Federal e consultor do FMI em Administração Tributária Adriano Subirá. A capacitação abordará as mudanças trazidas pela reforma no Sistema Tributário Brasileiro, com foco na arrecadação, administração tributária e matriz econômica.
Para fechar a programação, também na quinta, às 18 horas, o deputado Alexandre Amaro (Rep) vai promover uma sessão solene em homenagem aos 25 anos de atuação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
Sessões plenárias
O projeto de lei 937/2025, do Poder Executivo, que amplia o alcance do Programa Colégios Cívico-Militares, é o destaque das sessões plenárias ordinária e extraordinária de segunda-feira (27). A proposta permite a inclusão de instituições que ofertem educação em tempo integral. A proposta altera a Lei nº 21.327/2022, que instituiu o programa no Paraná, e busca consolidar diretrizes de gestão e garantir direitos dos profissionais das escolas participantes. “A proposta visa fortalecer a integração entre formação acadêmica e valores cívicos, promovendo um ambiente escolar mais estruturado, disciplinado e voltado ao protagonismo estudantil”, diz a justificativa do texto.
Também começa a ser discutida a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 1/2025), que autoriza a realização de prova oral de caráter eliminatório nos concursos públicos para ingresso na carreira de delegado da Polícia Civil, alterando o § 11 do art. 27 da Constituição Estadual — hoje restrito aos cargos do Magistério.
Outros projetos do Executivo tratam de doações de imóveis para municípios: o PL 877/2025 altera a Lei nº 20.797/2021, referente à doação de imóvel a Rio Azul; o PL 878/2025 autoriza o IDR-Paraná (Iapar/Emater) a doar imóvel a Flor da Serra do Sul; e o PL 918/2025 trata da doação de área ao município de Piraquara.
Proposições que autorizam a desafetação e transferência de trechos de rodovias estaduais para administrações municipais também serão apreciadas em segundo turno. Entre elas, os projetos 809/2025 (PR-239, em Toledo), 834/2025 (PR-461, em Flórida), 835/2025 (PR-567, em Araruna), 836/2025 (PR-160, em Sertaneja) e 888/2025 (PR-364, em Goioxim).
De autoria da deputada Maria Victoria (PP), o projeto de lei 607/2024 estabelece diretrizes para o incentivo à economia circular da água no Paraná, promovendo o uso sustentável e a renovação dos recursos hídricos.
Já o projeto de lei 106/2025, da deputada Ana Julia (PT), que concede o título de utilidade pública à Associação Emaús, de Curitiba, passa por redação final.
Três proposições estão em turno único: o 458/2025, dos deputados Professor Lemos (PT), Gugu Bueno (PSD), Batatinha (MDB) e Marcio Pacheco (PL), inclui o Show Rural Coopavel, em Cascavel; o projeto de lei 702/2025, do deputado Gugu Bueno (PSD), inclui o evento West Steak Festival, realizado em Toledo; o 674/2025, do deputado Soldado Adriano José (PP), estabelece o Dia do Agricultor, a ser celebrado em 28 de julho; e o 799/2025, do deputado Alexandre Amaro (REP), concede o título de utilidade pública à Associação Aquecendo Corações Curitiba, de Curitiba.
Transmissão
As sessões plenárias da próxima segunda-feira (27), terão transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:
Prudentópolis lança concurso público com salários de até R$ 15 mil
Apreensões da polícia fazem preço da maconha disparar
Mansão no Campo Comprido escondia plantação de maconha
Interrompeu a conversa com uma rajada de tiros
Viatura capota e atropela jovem de patinete
Professora agredia alunos de três anos em Castro
Paraná assina parceria com a ONU para melhorar qualidade de vida em áreas urbanas
Sistemas de IA reconhecem existência de bolha desses sistemas
Ponte de Guaratuba deve fechar vão no mar até dezembro
Corrida da Alep reúne 6 mil atletas neste domingo
Onde levar a molecada no sábado de Curitiba?
Preço do ouro e prata é o mais baixo em 12 anos
Horóscopo de 25 de outubro de 2025
Óbitos de Curitiba em 24 de outubro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan
Alexandre Curi não abre mão de disputar o governo
PSD começa a se posicionar para 2026
Assistência Social de São José dos Pinhais enfrenta denúncias de assédio moral e higienismo
Sergio Moro vai a China com cúpula do União Brasil
Fiep estima tarifas de pedágio do Lote 4. Veja os valores
O que fazer em Curitiba na última semana de outubro
Alvaro Dias deixa o Podemos e pode pendurar a chuteira política
Ana Moro se licencia e Marcos Vieira assume PDT de Curitiba
Quais são as diretrizes de concessão do transporte coletivo
Alexandre Curi critica decreto que altera educação especial
Fonte:Blog do Tupan
