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O projeto de concessão do transporte coletivo de Curitiba foi apresentado nesta quinta-feira (23) aos integrantes do Conselho da Cidade (Concitiba), durante reunião realizada no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc). Representantes do Ippuc, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do consórcio liderado pela Oficina Engenheiros Consultores Associados detalharam as diretrizes do novo modelo.
O encontro teve como objetivo ampliar o debate sobre as mudanças no sistema, permitindo que cidadãos e entidades encaminhem sugestões antes da publicação do edital e da realização do leilão. A presidente do Ippuc, Ana Zornig Jayme, destacou a importância da participação social na formulação do projeto, que busca alinhar as demandas da população com a eficiência do transporte urbano.
A nova concessão prevê modernização estrutural, implantação de integração temporal, ampliação das rotas e introdução de veículos com zero emissões. Serão leiloados cinco lotes: dois referentes às linhas de BRT e três regionais, com contratos de 15 anos. Estão previstos R$ 3,7 bilhões em investimentos, incluindo a compra de 245 ônibus elétricos em até cinco anos, 149 veículos a diesel Euro 6 no início da operação e mais 1.084 unidades ao longo do período contratual.
O plano contempla ainda a instalação de dois eletropostos nos terminais Capão Raso e Capão da Imbuia, construção e requalificação de 16 estações-tubo, adequação de 26 trajetos e criação de cinco novas linhas. Um fundo garantidor será implementado para assegurar estabilidade financeira e novos indicadores de desempenho serão aplicados.
Durante a fase de transição, estimada em dois anos, o valor da passagem, hoje em R$ 6, será mantido. O Sistema Integrado de Mobilidade (Sim) conta atualmente com 309 linhas, 22 terminais, 340 estações-tubo e uma frota de 1.189 ônibus, transportando cerca de 555 mil passageiros pagantes por dia útil. A consulta pública sobre o novo modelo ficará disponível até 17 de novembro no portal oficial da Prefeitura de Curitiba.
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Fonte:Blog do Tupan
