A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou nesta quinta-feira (23) a entrega de 30 aparelhos celulares aos proprietários que tiveram seus aparelhos furtados ou roubados. A ação aconteceu em Maringá, no Noroeste do Estado.
As ações do programa Recuperacel são fruto de investigações dos setores de inteligência da PCPR, visando a recuperação e entrega de aparelhos que foram subtraídos de seus proprietários por crimes ocorridos na cidade e região.
O delegado da PCPR Adão Rodrigues explicou que “o objetivo das ações é restituir às pessoas que tiveram seus celulares furtados ou roubados a propriedade legítima do aparelho.”
A Polícia Civil do Estado do Paraná orienta as pessoas para que ao comprarem aparelhos celulares, o façam mediante a apresentação da nota fiscal de compra por parte das pessoas que estão vendendo, mesmo que o aparelho seja usado. “Celulares baratos podem indicar crimes”, orienta o delegado Laércio Fahur.
Somente em 2025, a PCPR já restituiu cerca de 800 aparelhos em diversas cidades do estado.
ORIENTAÇÃO – A PCPR destaca que foi possível recuperar os celulares das vítimas que apresentaram o número do IMEI no momento da confecção do boletim de ocorrência (BO). Esse dado é essencial para o rastreamento dos aparelhos.
Por isso, a PCPR orienta que as vítimas que ainda não informaram o IMEI podem comparecer à delegacia para complementar o BO. Para aquelas que ainda não realizaram o registro da ocorrência, a orientação é comparecer à delegacia mais próxima para formalizar o registro. Em casos de furtos, a ocorrência pode ser registrada pelo site da PCPR.
O IMEI pode ser localizado na caixa do aparelho, na nota fiscal ou nos dados da conta do Google ou do IOS vinculada.
Fonte:Polícia Civil do Paraná
