Mercedes (PR) recebe prêmio por projeto inovador de inclusão infantil

O município de Mercedes, no oeste do Paraná, foi o grande vencedor do 13º Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) com um projeto de inclusão e empatia infantil. A iniciativa acolhe crianças desde os primeiros anos, promovendo um ambiente de convivência e aprendizado inclusivo. A cerimônia de premiação ocorreu na Assembleia Legislativa do Paraná, na última terça-feira (21).

O PGP-PR, uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), com o apoio da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), busca estimular o desenvolvimento local. O prêmio reconhece práticas de gestão pública que se destacam pela inovação, eficiência e impacto positivo nas comunidades.

O projeto vencedor se destacou por seu caráter inovador, excelente relação custo-benefício e potencial de replicação em outros municípios. A iniciativa incentiva a valorização da diversidade e o reconhecimento da singularidade de cada criança, fortalecendo vínculos de empatia, solidariedade e cooperação, por meio de experiências educativas e afetivas.

“Estamos muito felizes, eu e minha equipe de educação. É um prêmio muito importante, que vamos levar com carinho para nossa cidade”, expressou o prefeito de Mercedes, Laerton Weber, demonstrando a satisfação com o reconhecimento. O presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), ressaltou a priorização de boas práticas e ideias inovadoras na gestão pública pela Assembleia.

Osmar de Araújo Gomes, coordenador do Prêmio Gestor Público Paraná, enfatizou a importância de apresentar bons projetos em prol da comunidade. “É fundamental que as prefeituras, principalmente as menores, se organizem e saibam como elaborar bons projetos, até para captar recursos para seus municípios”, afirmou, destacando o valor da divulgação dessas ações para o reconhecimento nacional.

Além do projeto de Mercedes, outros 35 projetos foram reconhecidos pela Comissão Julgadora, abordando temas como acesso ao ensino superior, saúde, sustentabilidade e acessibilidade. O tema de 2025 será “Acessibilidade e Inclusão – O espaço público com dignidade para todos os cidadãos”, demonstrando o compromisso do prêmio com questões relevantes para o desenvolvimento social.

O evento contou com o apoio institucional de diversas entidades e órgãos representativos, incluindo a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB/PR). Os próximos temas do Prêmio Gestor Público Paraná já estão definidos, com foco em transporte e mobilidade urbana (2026), geração de emprego e crescimento econômico (2027) e turismo como vetor de desenvolvimento (2028).

Fonte: http://www.assembleia.pr.leg.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *