Paraná avança com proposta para expandir modelo cívico-militar em escolas, incluindo tempo integral e profissionalizante

O governo do Paraná busca expandir o alcance das escolas cívico-militares, integrando o modelo ao ensino em tempo integral e profissionalizante a partir de 2026. A iniciativa, liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, visa aprimorar a qualidade da educação no estado, que já possui a maior rede de colégios cívico-militares do país. A proposta foi encaminhada à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para análise e aprovação.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) implementou o modelo cívico-militar em 2020, combinando a gestão civil com a participação de militares da reserva. Esses profissionais atuam como monitores, auxiliando na disciplina e na rotina escolar. Atualmente, o Paraná conta com 312 colégios cívico-militares, atendendo aproximadamente 190 mil estudantes, resultado de consultas públicas que demonstraram o interesse da comunidade escolar.

“Esse é um modelo que atende uma solicitação de pais e professores e que se mostrou um acerto”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda. Ele destaca que a procura pelo modelo é alta e que a nova legislação busca ampliar as possibilidades do programa. A proposta visa, portanto, responder à crescente demanda e fortalecer a política educacional do estado.

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) comprovam o sucesso do modelo. As escolas cívico-militares do Paraná superaram a média estadual, registrando 5,43 nos anos finais do ensino fundamental e 4,75 no ensino médio, em comparação com as médias paranaenses de 5,3 e 4,63, respectivamente. Além disso, 64% das escolas que adotaram o modelo cívico-militar em 2021 apresentaram elevação em suas notas.

A proposta em análise na Alep também abre a possibilidade para que escolas de tempo integral e profissionalizantes adotem o sistema cívico-militar. A ideia é integrar a jornada estendida e os projetos pedagógicos com o modelo disciplinar e de gestão compartilhada, buscando um impacto ainda maior na formação dos alunos. O ensino profissionalizante, em particular, tem apresentado um crescimento significativo no estado, com um aumento de quase 350% no número de alunos matriculados entre 2021 e 2025.

Fonte: http://massa.com.br

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