Paraná Aplausos: Denise Stoklos, Ícone do Teatro Essencial, Recebe Cidadania Benemérita

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) homenageou a atriz, diretora e escritora Denise Stoklos com o título de Cidadã Benemérita do Estado, em reconhecimento aos seus 57 anos de dedicação ao teatro e à criação do método “Teatro Essencial”. A cerimônia, realizada nesta terça-feira (21), celebrou a trajetória da artista paranaense, que acumula apresentações em 33 países e em sete idiomas diferentes.

A deputada Cristina Silvestri (PP), proponente da honraria, destacou a originalidade e a maestria de Stoklos, enfatizando a inspiração que ela representa para a cultura paranaense. “Ela é uma inspiração porque tem toda uma maneira própria de representar que é característico dela… Para nós e para toda cultura paranaense, é uma honra”, afirmou Silvestri, autora da lei que concedeu o título. A norma foi aprovada por unanimidade pelo Parlamento.

Visivelmente emocionada, Denise Stoklos, nascida em Irati e radicada em São Paulo, expressou sua gratidão pela homenagem em sua terra natal. “Ser homenageada no próprio Estado é o que mais conta. A gente pode viajar o mundo, mas o lugar onde a gente nasceu é o que é o mais importante”, declarou a artista, que dedicou a honraria aos seus familiares. Ela retorna aos palcos curitibanos no fim de novembro com o espetáculo “Mary Stuart”, no Teatro Guairinha.

Stoklos iniciou sua jornada nas artes cênicas enquanto cursava sociologia na PUC-PR e jornalismo na UFPR. Um marco em sua trajetória foi a apresentação da peça “Círculo na Lua, Lama na Rua”, de sua autoria, no Teatro de Bolso, em Curitiba, em 1968. Em 1972, participou da estreia teatral do Teatro Paiol com a peça “Arena Conta Tiradentes”.

Após especializar-se em mímica em Londres e aprofundar seus estudos na Califórnia, Stoklos consolidou seu estilo próprio de performances solo. Sua carreira internacional decolou com a apresentação de “Mary Stuart” em Nova York, em 1987, seguida pelo Prêmio da Fundação Guggenheim em 1993. Em 2000, foi convidada pela Universidade de Nova York para lecionar seu método “Teatro Essencial”.

O “Teatro Essencial”, marca registrada de Stoklos, valoriza a presença do ator como elemento central da cena, com o mínimo de recursos cenográficos. “Hoje eu faço hoje o meu próprio trabalho. Gosto de teatro essencial, onde o ator é o centro de tudo… É um ator sozinho no palco se dirigindo, compondo seu próprio texto, fazendo seus próprios gestos”, explica a artista, que segue inspirando gerações com sua arte inovadora.

Fonte: http://www.assembleia.pr.leg.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *