O programa Assembleia Entrevista desta semana, da TV Assembleia, aborda um tema crucial e muitas vezes negligenciado: o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em adultos. O neurologista Matheus Trilico, convidado especial, explora o aumento nos diagnósticos tardios e as complexidades enfrentadas por aqueles que vivem com o TEA sem saber. A entrevista, conduzida pela jornalista Gisele Camargo, será exibida nesta sexta-feira (16), às 13h, com reprise às 18h.
Trilico destaca que, embora o número de diagnósticos tenha crescido, ainda há um longo caminho a percorrer. “A maioria tem vergonha e não busca [identificar], ainda mais quando a gente fala de homens”, afirma o neurologista, ressaltando a complexidade em lidar com questões de saúde masculina. A busca pelo diagnóstico frequentemente se inicia com a paternidade ou maternidade, quando adultos identificam traços em si mesmos ao observarem seus filhos diagnosticados com TEA.
A internet e a crescente capacitação dos profissionais de saúde também impulsionam o aumento nos diagnósticos, conforme Trilico. A entrevista oferece uma oportunidade para o público em geral aprender mais sobre o TEA, incluindo seus diferentes níveis de gravidade e características. Estima-se que mais de 1% da população mundial esteja dentro do espectro autista.
Um dos pontos cruciais abordados é a importância do diagnóstico precoce para evitar o “masking”, estratégia de camuflagem utilizada por autistas. “Basicamente é incorporar um personagem… Imagina passar todos os dias da sua vida fingindo ser alguém que você não é?”, questiona Trilico, enfatizando o desgaste emocional envolvido. Essa prática constante pode levar à ansiedade, depressão e, infelizmente, aumentar o risco de suicídio.
O programa também oferece informações sobre o processo de diagnóstico e seus custos, buscando facilitar o acesso para aqueles que buscam respostas. Trilico conclui: “Todo mundo merece ter uma vida melhor, se sentir mais incluído, se sentir mais pertencente a si mesmo.” Para assistir, sintonize a TV Assembleia no canal 10.2 (rede aberta em Curitiba e Região Metropolitana) ou no canal 16 (Claro/NET). O programa é transmitido às quintas-feiras, às 13h, com reprise às 18h.
