Ressaca Surpreende em Matinhos: Ondas Esculpem Paredões de Areia de 2 Metros

A força da natureza transformou a orla de Matinhos, no litoral do Paraná, em um cenário impressionante. Uma ressaca intensa, que atingiu a região entre quarta (8) e quinta-feira (9), esculpiu paredões de areia de até dois metros de altura, atraindo olhares curiosos de moradores e turistas.

O fenômeno, resultado da combinação de maré alta e forte agitação marítima, não se restringiu ao Paraná. Praias de Santa Catarina também foram afetadas, apresentando formações semelhantes. Segundo o Instituto Água e Terra (IAT), esses degraus e desníveis na areia são uma consequência natural da dinâmica do mar.

Em nota, o IAT esclareceu que o surgimento desses paredões ocorre mesmo em praias que não passaram por obras de engorda, que visam ampliar a faixa de areia. “A obra cumpriu seu papel ao segurar o movimento que atingiu o balneário. Antigamente, era comum que a força do mar destruísse calçadas e até mesmo pontos da avenida”, destacou o órgão.

A revitalização da orla de Matinhos, conduzida pelo IAT, foi concluída há cerca de seis meses. Atualmente, a manutenção do espaço é de responsabilidade da prefeitura municipal. O portal Ric.com.br entrou em contato com a Prefeitura de Matinhos para obter informações sobre as medidas que serão adotadas para corrigir o desnível na areia e aguarda retorno.

Confira nas imagens e vídeos o impacto da ressaca e a beleza efêmera dos paredões de areia que se formaram em Matinhos. As redes sociais foram tomadas por registros do fenômeno, que demonstra o poder do oceano em constante transformação.

Fonte: http://ric.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *