A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) terá uma semana movimentada, com debates e eventos focados na saúde da mulher, cultura, direitos sociais e esporte. A programação inclui desde exposições artísticas até audiências públicas sobre temas relevantes para a sociedade paranaense, além de sessões solenes e votações importantes no Plenário. A Escola do Legislativo também promoverá eventos educativos.
A semana começa com a audiência pública “Haverá Sinais, previna-se!”, idealizada pela deputada Mara Lima (Republicanos). O evento reunirá especialistas e representantes de instituições para discutir o combate ao câncer e o apoio aos pacientes. No âmbito cultural, o Espaço Cultural da Alep abrirá a exposição “Primeiros Olhares”, com obras de jovens artistas do Projeto Garoto Cidadão, numa iniciativa da Comissão de Cultura, presidida pelo deputado Nelson Justus (União).
Na segunda-feira, o debate sobre direitos sociais ganha força com a audiência pública sobre os direitos dos povos de terreiro e a proteção de seus territórios tradicionais. “Vamos discutir a desburocratização e o combate ao racismo institucional”, destacou o deputado Arilson Chiorato (PT), um dos proponentes. Paralelamente, uma sessão solene homenageará os médicos Marco Antônio Caron e Pedro Ernesto Caron, do Hospital Angelina Caron, com o título de Cidadania Honorária do Paraná.
A saúde da mulher no climatério será o foco de uma audiência pública na terça-feira (7), com o objetivo de conscientizar sobre a Lei do Climatério. A iniciativa busca fortalecer ações em benefício das mulheres que enfrentam as mudanças fisiológicas e hormonais dessa fase da vida. No esporte, o preparador físico da seleção brasileira de skate, Henrique Lugarini, será homenageado por sua metodologia inovadora de treinamento.
O encerramento da semana terá uma sessão solene em homenagem às Mulheres Motociclistas do Paraná, um evento promovido pelo deputado Delegado Tito Barichello (União). No âmbito legislativo, o Plenário votará projetos importantes, como o PL 27/2025, que equipara pacientes transplantados a pessoas com deficiência, garantindo seus direitos. Além disso, será votada a criação da Rota Turística da Inovação no Paraná e outras propostas de interesse da população paranaense.