A rede pública estadual do Paraná abre o período de matrículas para o ano letivo de 2026 a partir desta quarta-feira, 1º de outubro. O processo, organizado pela Secretaria Estadual de Educação (Seed-PR), será realizado em três etapas distintas, visando atender a todos os estudantes da rede.
O acesso à plataforma de matrícula será feito através da Área do Aluno, disponível no site da Seed-PR. Para realizar o cadastro e acompanhar o processo, é necessário o CPF e um número de celular cadastrado. É fundamental que os dados estejam atualizados para evitar problemas na inscrição.
A primeira fase, que se estende de 1º a 15 de outubro, é dedicada à rematrícula dos alunos que já fazem parte da rede estadual e permanecerão na mesma escola. Simultaneamente, será realizado o Processo Classificatório para estudantes do 9º ano que desejam ingressar na Educação Profissional e para aqueles do 3º ano do Ensino Médio que pretendem continuar no Ensino Subsequente.
Entre 1º e 29 de outubro, novos alunos, ex-alunos que desejam retornar aos estudos e aqueles que ainda não possuem o Cadastro Geral de Matrícula (CGM) devem atualizar seus dados cadastrais através do formulário disponível na Área do Aluno. Essa etapa é crucial para garantir a vaga e o acesso aos serviços da rede estadual.
A segunda etapa, entre 10 e 21 de novembro, será focada nas matrículas para o 6º ano do Ensino Fundamental e a 1ª série do Ensino Médio, destinada aos alunos que estão concluindo o 5º e o 9º ano, respectivamente, nas redes municipais. É importante ficar atento aos prazos para garantir a vaga na escola desejada.
A última fase, que ocorre de 1º a 12 de dezembro, possibilita solicitar transferência para outra instituição, diferente da frequentada em 2025 ou da indicada pela Secretaria. Neste período, também será possível ingressar na 1ª série da Educação Profissional, em Cursos Subsequentes e realizar matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para confirmar a matrícula, é obrigatório apresentar alguns documentos, que podem ser anexados na plataforma durante o processo online ou entregues presencialmente a partir de janeiro de 2026. Entre os documentos necessários estão o comprovante de vacinação atualizado, RG e CPF do estudante, certidão de nascimento, documento com foto do responsável legal (para menores de idade) e comprovante de residência recente.
De acordo com a Seed-PR, os estudantes não aprovados em 2025 permanecerão na instituição de origem, mas o responsável ainda deve realizar a rematrícula para garantir a continuidade dos estudos. Para mais informações e acesso ao sistema de matrículas, acesse a Área do Aluno no site da Secretaria Estadual de Educação.
Fonte: http://massa.com.br