Mensalidades Escolares Disparam em 2026: Reajuste Deve Dobrar a Inflação

As famílias brasileiras devem se preparar para um aumento significativo nas mensalidades escolares em 2026. Um estudo recente do Grupo Rabbit, divulgado pelo jornal *O Globo*, aponta que os reajustes médios devem alcançar quase 10%, superando em mais do que o dobro a inflação estimada para 2025, que está em 4,83% segundo o Banco Central.

A pesquisa, que ouviu 308 instituições privadas de todas as regiões do país, indica um impacto financeiro maior para os pais em comparação com os anos anteriores. Muitas escolas devem comunicar os novos valores já no final deste mês, intensificando a preocupação.

Segundo Christian Coelho, CEO do Grupo Rabbit, a definição dos reajustes considera a inflação dos últimos 12 meses (5,13% até agosto), os investimentos recentes das escolas e o aumento salarial dos professores. “Os porcentuais refletem uma tentativa das escolas de recuperar as perdas registradas durante a pandemia”, explica Coelho.

Outro levantamento da consultoria revela que 70% das escolas privadas estão mais endividadas do que em 2020, período marcado pela pandemia, que causou queda no número de alunos e aumento nos descontos concedidos. A inadimplência, que varia entre 4,8% e 5,4% (podendo chegar a 20% em algumas redes), também pesa sobre as contas das instituições.

Apesar do cenário desafiador, o estudo também mostra que 70,5% das escolas privadas planejam investir em programas bilíngues e projetos socioemocionais em 2026. Além disso, 52% pretendem realizar melhorias na infraestrutura, como reformas e aquisição de novos equipamentos.

Fonte: http://revistaoeste.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *