Protestos contra Anistia e PEC das Prerrogativas mobilizam a esquerda pelo país

Manifestações organizadas por partidos de esquerda tomaram diversas capitais brasileiras em protesto contra o avanço do PL da Anistia e da PEC das Prerrogativas. Os atos, que começaram pela manhã, reuniram militantes com discursos inflamados e críticas ao Congresso Nacional, reiterando a narrativa de oposição ao Legislativo.

Em Salvador, um vídeo divulgado nas redes sociais registrou manifestantes entoando o grito de “Fascista a gente queima”, enquanto dançavam vestidos de vermelho, cor associada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Já em Brasília, um grupo se concentrou em frente ao Museu da República, erguendo um boneco inflável de Jair Bolsonaro caracterizado como um monstro.

O senador Humberto Costa (PT-PE) compartilhou imagens da manifestação em Brasília, acompanhadas da legenda: “Não haverá trégua a golpistas e entreguistas”. Outras capitais como Belo Horizonte, Maceió, Natal, Manaus e Belém também registraram protestos contra as propostas em tramitação no Legislativo.

A mobilização da esquerda ocorre após a aprovação, em regime de urgência na Câmara dos Deputados, do projeto de anistia com 311 votos favoráveis. A votação representou um revés para o governo Lula e seus aliados, intensificando as críticas e a pressão contra o Congresso. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, chegou a criticar publicamente a aprovação da urgência da anistia e da PEC das Prerrogativas, mas apagou a postagem horas depois.

A PEC das Prerrogativas também foi alvo de protestos e críticas. A proposta, relatada pelo deputado Claudio Cajado (PP-BA), estabelece o voto secreto na análise de pedidos do STF para processar criminalmente parlamentares. A medida gerou polêmica e críticas, inclusive dentro da base governista, com o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, ameaçando acionar o STF contra a aprovação do dispositivo.

Fonte: http://revistaoeste.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *