Deputado Geraldo Mendes vota pela urgência da anistia para buscar pacificação nacional

Durante a votação, Geraldo Mendes manifestou publicamente apoio à anistia, destacando seu valor como instrumento de perdão e reconciliação. O deputado fez questão de ressaltar que o projeto deve ser amplo, geral e irrestrito, entendendo que a medida representa não apenas uma resposta institucional, mas também um recomeço para grupos que se viram envolvidos em atos de motivação política nos últimos anos.

“Estamos aqui no Congresso Nacional, nesse momento, votando o regime de urgência da anistia. Nós não aceitaremos menos do que uma anistia ampla, geral e irrestrita. Não podemos deixar inocentes na cadeia e temos que reestabelecer a democracia no país. Meu voto é sim à anistia. A anistia representa o perdão, o recomeço e a justiça.”

Com a aprovação do requerimento de urgência, o projeto de lei da anistia poderá ser debatido e votado diretamente no Plenário, sem a necessidade de passar previamente pelas comissões da Câmara. Esse caminho mais rápido foi pautado pelo presidente da Casa, Hugo Motta, que destacou a importância de pacificar o país e construir um futuro baseado em diálogo e respeito às instituições.

O significado da anistia

O texto em discussão estipula perdão para crimes políticos, eleitorais ou conexos, relacionados a manifestações políticas entre 30 de outubro de 2022 até a entrada em vigor da lei. Tal projeto, segundo defensores como Geraldo Mendes, busca reestabelecer a democracia e garantir justiça para pessoas que, segundo eles, não devem permanecer privadas de liberdade por motivações políticas.

Caminho para a votação final

A expectativa é de que um relator seja designado nesta quinta-feira (18) para apresentar um texto que reúna apoio da maioria dos deputados, com o objetivo de promover pacificação nacional. Geraldo Mendes, ao participar do processo, reafirma sua postura em favor de uma anistia ampla, apontando o valor humanitário e democrático do projeto para o país. Com o regime de urgência aprovado, o próximo passo será a votação do mérito, definindo o alcance e os detalhes dessa anistia histórica.

Assista ao vídeo do deputado anunciado o voto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *