Lula Alerta para Colapso do Multilateralismo e Critica Ações da OTAN e Genocídio em Gaza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um duro discurso neste domingo (6.jul.2025) durante a abertura da Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro, alertando para o “colapso” do multilateralismo e o crescente desrespeito ao direito internacional. Lula criticou a paralisia da ONU e a proliferação de conflitos globais, expressando preocupação com o futuro da ordem mundial.

Lula argumentou que a Organização das Nações Unidas, que completou 80 anos, enfrenta um momento crítico. “A ONU completou 80 anos no último dia 26 de junho e presenciamos colapso sem paralelo do multilateralismo”, disse o presidente, ressaltando que a organização, criada após a derrota do nazifascismo, vê sua relevância questionada diante da ineficácia em resolver crises e prevenir conflitos.

Em sua análise, Lula traçou um paralelo entre o Brics e o Movimento Não Alinhado da Guerra Fria, defendendo a autonomia dos países e criticando a crescente militarização. Ele apontou a recente decisão da OTAN de aumentar os gastos militares como um fator que alimenta a corrida armamentista global, desviando recursos que poderiam ser destinados ao desenvolvimento.

O presidente também abordou o conflito entre Israel e Hamas, condenando os ataques terroristas do grupo extremista, mas reiterando sua acusação de genocídio contra os palestinos em Gaza. “Não podemos permanecer indiferentes ao genocídio praticado por Israel em Gaza e a matança indiscriminada de civis inocentes”, afirmou Lula, defendendo o estabelecimento de um Estado palestino soberano.

Finalizando, Lula conclamou os membros do Brics a revitalizar a governança global, defendendo uma reforma do Conselho de Segurança da ONU. O presidente defendeu a inclusão de novos membros permanentes da Ásia, África e América Latina, a fim de garantir a representatividade e eficácia da organização na busca por soluções pacíficas e na prevenção de conflitos.

Fonte: http://www.poder360.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *