A Cultura Inglesa, tradicional instituição de ensino de inglês, anunciou uma mudança estratégica radical: a expansão via franquias. Com a meta de inaugurar 300 novas unidades nos próximos cinco anos, a empresa busca solidificar sua presença no mercado brasileiro e alcançar novos públicos.
A decisão foi revelada nesta segunda-feira (9 de junho de 2025) por Wilson Diniz, CEO da Acisp (Associação Cultura Inglesa de São Paulo), que detém 80% da operação no Brasil. Segundo informações da coluna *Capital*, do *O Globo*, a rede já iniciou negociações com potenciais franqueados e comercializou 20 novas unidades, demonstrando o forte interesse no projeto.
A estratégia de expansão da Cultura Inglesa mira cidades de pequeno e médio porte, além de áreas ainda inexploradas nas grandes capitais. Atualmente, a rede conta com 61 unidades próprias e 40 franquias, estas últimas provenientes da aquisição da operação do Rio de Janeiro em 2021.
O investimento inicial para abrir uma franquia varia entre R$ 120 mil e R$ 350 mil, com um retorno estimado entre 12 e 18 meses, de acordo com a empresa. A pandemia e a crescente concorrência de escolas bilíngues e plataformas online gratuitas forçaram a Cultura Inglesa a encolher, passando de mais de 130 para menos de 100 escolas.
Após um período de reestruturação, a Cultura Inglesa conseguiu registrar superávit em 2024, após quatro anos de prejuízo. Para 2025, a empresa projeta um novo superávit e um crescimento moderado, impulsionado por um novo currículo focado na oralidade, já adotado por 40% dos alunos, e pela diversificação de sua oferta.
Além do ensino tradicional, a Cultura Inglesa aposta em programas como o curso *Turbo*, com mensalidades a partir de R$ 200, e na expansão de programas bilíngues em escolas. O projeto bilíngue, iniciado em 2021, já atende 25 mil alunos em 80 instituições, com a meta de alcançar 75 mil estudantes nos próximos cinco anos.
Fonte: http://www.poder360.com.br