Cidades do centro sul do Paraná, incluindo Irati, Prudentópolis, General Carneiro e Rebouças, foram duramente atingidas pelas chuvas intensas entre a madrugada e a manhã desta quinta-feira (7). Em Irati, os alagamentos afetaram diversos pontos da cidade, incluindo áreas comerciais e residenciais, trazendo transtornos significativos aos moradores. As informações são do portal Boca no Trombone de Ponta Grossa.
No centro e nos bairros de Irati, o grande volume de água deixou veículos submersos, e a BR-153, que conecta Irati a Rebouças, também foi tomada pela enchente, dificultando o trânsito. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, um motorista é visto tentando empurrar sua caminhonete, parada em meio ao alagamento, em uma tentativa desesperada de escapar do cenário inundado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Irati, que está atendendo vários chamados de emergência, o major Jorge Augusto Ramos explicou que "tivemos uma chuva intensa que gerou enxurradas, com um volume expressivo e súbito de água. A incapacidade de escoamento causa extravasamento em áreas baixas e nos canais naturais ou artificiais de drenagem".
O major destacou ainda que a situação é agravada pela ocupação urbana irregular e pelo planejamento inadequado.
Assista aos vídeos do alagamento em vários pontos de Irati: