A primeira pesquisa sobre o segundo turno da eleição para a prefeitura de Ponta Grossa revela uma vantagem para a atual prefeita, Elizabeth Schmidt (União), frente à sua oponente, a deputada estadual Mabel Canto (PSDB). De acordo com a pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Multicultural, divulgada no domingo (13), Elizabeth lidera com 44% das intenções de voto, enquanto Mabel aparece com 36,5%. Além disso, 81% dos eleitores entrevistados afirmaram que sua escolha já está definida e não será alterada.
Este cenário repete a disputa de 2020, quando as duas candidatas também se enfrentaram no segundo turno, resultando na vitória de Elizabeth com 52,38% dos votos válidos.
A pesquisa também destaca uma inversão em relação ao primeiro turno, em que Mabel havia liderado. Uma das razões apontadas para essa mudança é a transferência de votos dos eleitores do ex-prefeito Marcelo Rangel (PSD). Conforme os dados, Elizabeth conquistou 51,9% dos eleitores que votaram em Rangel no primeiro turno, enquanto 31,5% optaram por Mabel. Assim, a cada dez eleitores de Rangel, cinco apoiam a atual prefeita e três a deputada, com os outros dois indecisos ou não respondendo.
Além disso, Elizabeth também atraiu os votos de 47,2% dos eleitores do deputado federal Aliel Machado (PV), enquanto 30,6% migraram para Mabel. Por outro lado, Mabel conseguiu metade dos votos dos eleitores do vereador Magno Zanelato (Novo), enquanto 25% escolheram Elizabeth.
Outro aspecto interessante da pesquisa é a migração de votos entre as próprias candidatas. Elizabeth conquistou 5,5% dos eleitores que inicialmente declararam voto em Mabel, enquanto a deputada conseguiu atrair 1,9% dos eleitores de Elizabeth.
Quando são considerados apenas os votos válidos, ou seja, excluindo brancos e nulos (8,5%), Elizabeth alcança 54,6%, contra 45,4% de Mabel. Indecisos somam 11%.