Em uma decisão que surpreendeu o cenário político de São José dos Pinhais na tarde desta segunda-feira (23), a 13 dias das eleições, o candidato Lucas Novak foi expulso do Partido Liberal (PL) nesta segunda-feira por infidelidade partidária.
A expulsão ocorre após a divulgação de imagens nas redes sociais onde Novak aparece ao lado de materiais de campanha da candidata de oposição, Nina Singer (PSD). As fotos mostram perfurados com as imagens de ambos, levantando suspeitas sobre o seu apoio à adversária direta do candidato Geraldo Mendes.
Além disso, Novak também foi visto em fotos participando de reuniões com vereadores e apoiadores de Nina, o que reforçou a insatisfação dentro do PL. O partido, que faz parte da coligação do candidato a prefeito Geraldo Mendes, também composta por Republicanos, União Brasil e PRTB, decidiu agir rapidamente diante da evidente contradição do candidato com as diretrizes partidárias.
Em comunicado oficial, O PL de São José dos Pinhais informa que diante dos indícios, havia notificado Novak no dia 09 de setembro e que ele encaminhou sua defesa no dia 11, justificando que não tinha influência em seus cabos eleitorais e apoiadores. Porém, notou-se que muitos perfurados em veículos na cidade, aparece sua propaganda dobrando com a da candidata opositora à sua coligação.
A situação ficou mais evidente ainda, de acordo com a nota do PL, quando se verificou nas redes sociais de Novak que não fazia nenhuma menção à chapa majoritária, qual o PL faz parte tendo com vice o Guarda Municipal Jacomel.
Mesmo com essa justificativa, a direção do partido na cidade não aceitou a suposta postura dúbia do candidato Lucas Novak, que pode não ter seus votos validados no próximo 6 de outubro, caso já esteja sem filiação e reconfigura a projeção de votos do partido do ex-presidente Bolsonaro na cidade.
Confira o comunicado do PL: