Assembleia Legislativa do Parana

“Indústria da multa” emergirá como um tema central na campanha dos candidatos em Curitiba

Rafael Greca, prefeito de Cuririba (Redes Sociais RG)

Informa o curitibano blog do Tupan que há tempos, o sistema de fiscalização da Superintendência de Trânsito da cidade tem sido alvo de críticas devido às suas práticas questionáveis.  


O sistema atual de gestão do trânsito parece mais preocupado em manter as fontes de receita para os contratos milionários de sinalização da cidade do que em promover uma fiscalização justa e eficiente. Para aumentar a arrecadação, são adotadas práticas questionáveis, como a alteração indiscriminada dos limites de velocidade e da sinalização, o que gera confusão entre os condutores habituados aos padrões estabelecidos.  


Um exemplo emblemático foi o radar instalado na marginal da Linha Verde com a Comendador Franco, no bairro Jardim Botânico, que se tornou notório por ser o “campeão” de multas em fevereiro de 2022. A falta de adequada sinalização resultou em um elevado número de infrações, demonstrando claramente uma prioridade voltada para a arrecadação em detrimento da segurança viária. Embora a Superintendência de Trânsito tenha sido pressionada a reforçar a sinalização, a prática de não arquivar as autuações persistiu, sendo estendida por toda a cidade.  


Os resultados dessa abordagem são notáveis: além do aumento significativo dos impostos, como o IPTU, que se tornou um dos mais elevados do país, a arrecadação proveniente da indústria da multa atingiu a marca impressionante de R$ 220.458.149,38 em 2023. Esse montante supera o orçamento de muitas prefeituras no Paraná, evidenciando o peso desproporcional dessa fonte de receita no cenário municipal.  


O resultado desta politica arrecadatória foi o melhor possível! Além do extraordinário aumento dos impostos como o do IPTU, um dos mais salgados do país, a arrecadação da indústria da multa em 2023 foi de R$ 220.458.149,38 (DUZENTOS E VINTE MILHOES DE REAIS), o que supera o orçamento de muitas prefeituras do Paraná.  


Ocorre que o curitibano está cansado desta sede arrecadatória da gestão de Rafael Greca de Macedo, tendo alguns candidatos observado a insatisfação do Curitibano com a política adotada pela superintendência de Trânsito.  


Veja a tabela de arrecadação:


Fonte: https://mid-transito.curitiba.pr.gov.br/2024/4/pdf/00007507.pdf

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