O julgamento do senador Sergio Moro (União-PR) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) está previsto para ser concluído nesta terça-feira (9), com início às 14h. Este será o quarto dia de análise, que foi interrompida várias vezes por pedidos de vista, que são solicitações para mais tempo de avaliação do caso.
Até agora, três votos foram contra a cassação e a favor da absolvição de Moro. Apenas mais um voto favorável é necessário para livrá-lo da condenação. Moro está sendo acusado de abuso de poder econômico nas eleições de 2022.
Os desembargadores Julio Jacob Junior, Anderson Ricardo Fogaça e Sigurd Roberto Bengtsson (presidente do tribunal) votarão na sessão. Eles confirmaram na sessão de segunda-feira (8) que estão prontos para votar hoje, o que, em teoria, elimina a possibilidade de um novo pedido de vista.
A avaliação do caso será retomada com o voto de Jacob, seguido pelos outros dois. Desde o início do julgamento, em 1º de abril, houve três interrupções por pedidos de vista.
Na sessão mais recente, os desembargadores Cláudia Cristina Cristofani e Guilherme Frederico Hernandes Denz votaram contra a cassação de Moro. Na semana passada, o relator, Luciano Falavinha, deu o primeiro voto, favorável a Moro. Rodrigo Sade divergiu, votando pela cassação e inelegibilidade de Moro, ex-juiz da Lava Jato, por oito anos. Após o julgamento no TRE-PR, tanto a acusação quanto a defesa ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No entanto, os efeitos da decisão do TRE só serão aplicados após a análise do caso pelo TSE, se houver recurso.