A Prefeitura de São José dos Pinhais vai promover um grandioso evento em comemoração pelos 333 anos do município, entre os dias 16 a 21 de março, trazendo caríssimas atrações a nível nacional, como Michel Teló, Raça Negra, Leonardo, Pe. Fábio de Melo e Fernandinho. O feriado municipal é no dia 19 de março.
Parte da população são joseense está na “bronca” com a prefeita Nina Singer (Cidadania), pois quanto mil ou milhão serão torrados dos cofres públicos para fazer essa festança, três meses depois do escândalo da falta de merenda escolar nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais.
Em dezembro de 2023, a empresa que foi contratada às pressas para fornecer os alimentos para as escolas, simplesmente não cumpriu o serviço e alegou falta de pagamento em data acordada no contrato. A solução veio dias depois da grande repercussão negativa, onde sindicatos após relatos dos pais dos alunos, impetrarem ações e denúncias na Polícia Civil e no Ministério Público e por fim, se abriu uma CPI na Câmara Municipal para investigar o fato, conforme matéria do G1 neste link.
Também na época houve relatos da falta de distribuição de uniforme escolar por motivo semelhante.
São José dos Pinhais, de acordo com o Censo de 2021, tem um PIB de mais de R$ 17,3 bilhões. Depois de três anos desta amostragem, provavelmente os valores são muito maiores e a arrecadação municipal em impostos também.
Mesmo que sejam recursos destinados à Cultura, provavelmente serão desproporcionais esses gastos para promover um verdadeiro “circo”, sendo que poderia ser algo mais modesto e os recursos serem investidos em talentos locais e artistas que não cobrem cachês tão altos.
Pelo jeito, fora a festa, os demais recursos foram investidos em plantar centenas de radares eletrônicos na cidade, o que será o calcanhar de aquiles da prefeita que tentará a reeleição.
Cabe ao Ministério Público dar uma “olhadinha” nos gastos da festa que Nina Singer e seus aliados estão promovendo com o dinheiro público, justamente em ano eleitoral.